Gravidez na adolescência


A adolescência, (idade compreendida segundo a Organização Mundial de saúde, entre 10 e 19 anos), são considerados adolescentes, que na faixa etária dessa idade começam varias descobertas, e explosões hormonais começando o inicio da vida sexual da adolescente e que em muitas das vezes acontece de forma desprotegida, ocasionando a gravidez na adolescência e muitas são de risco, é considerado de risco porque o corpo da menina ainda esta em processo de amadurecimento e desenvolvimento não dando a ela a capacidade de gerar um feto. A gravidez na adolescência é um fator prejudicial e pode trazer riscos, mais a vários métodos de prevenção.
A maioria dos adolescentes optam em não usa nenhum método de prevenção contra a gravidez dando a muitos adolescentes uma grande chance de gravidez na adolescência, à vários métodos de prevenção, que são eles: a camisinha, pílulas, injeções e entre outros meios de prevenção, que são fundamentais para quem tem uma vida sexual ativa na adolescência, para evitar uma gravidez indesejada, riscos e prejudicar a saúde.
Gravidez acidental na adolescência é um grande conflito para os jovens e sua família - tenha ela ou não recursos financeiros. O que fazer após a descoberta? Gostem ou não, alguns casais são obrigados a uma união precoce e pouco duradoura. Às vezes, a entrega do filho para adoção é uma saída. Quanto aos abortos, por serem ilegais, podem se tornar procedimentos de risco. Sem falar nas convicções religiosas. Qualquer que seja a solução, especialistas insiste nos traumas psicossociais dos principais envolvidos em suas vidas futuras.
Mas apesar de que muitas vezes a gravidez tenha como maior motivo a irresponsabilidade algumas mulheres engravidam antes mesmo de completar a maioridade por ter um exemplo em casa como a mãe que engravidou cedo se casou e que vive bem, por esse motivo a melhor forma de evitar a gravidez precoce é o planejamento familiar, o diálogo sobre o assunto pode evitar esse círculo vicioso, pois de certa forma uma mãe que teve filho na adolescência também pode acabar sendo avó muito cedo.
A adolescência é o momento de formação escolar e de preparação para o mundo do trabalho. A ocorrência de uma gravidez nessa fase, portanto, significa o atraso ou até mesmo a interrupção desses processos. O que pode comprometer o início da carreira ou o desenvolvimento profissional.
Atividade sexual não só gera riscos à saúde como poderá gerar riscos psicológicos sabendo que está à espera de um feto os jovens tendem a ficar nervosos Aflitos sem saber o que vai acontecer no futuro como vai ser a reação dos seus pais e familiares e acaba entrando extremo estresse medo e aí que entra a questão da família que deve dar todo o apoio e tentar fazer com que o jovem se sinta acolhido com afeto e carinho para que ele possa ter uma gestação tranquila sem que tenha complicações maiores já que ainda está em formação da pelve e  desenvolvimento dos músculos.
Sendo assim os jovens devem ser preparados para saber lidar com a situação e poder passar essa tranquilidade para a chegada da criança que na maioria das vezes acabam sendo criadas pelos avós sem ter culpa nenhuma da irresponsabilidade dos pais que por sua vez acabam tendo uma certa rejeição e por sua vez acabam tendo decorrentes dessa situação por falta de uma conscientização sobre a prevenção que é muito importante não só para a saúde mas para evitar o nascimento de um feto não planejado e ser apenas mais um órfão assim entre aspas de pai e de mãe no mundo.
(Em alguns países como a China, que não possui mais capacidade territorial para absorver um número elevado de indivíduos a maternidade é controlada pelo governo e cada casal só pode ter um filho.) Em outras culturas como em tribos indígenas e alguns países africanos gravidez é sinônimo de saúde, riqueza e prosperidade.
No Brasil, onde não há controle de natalidade e onde o planejamento familiar e a educação sexual ainda são assuntos pouco discutidos, a gravidez acaba tornando-se, muitas vezes, um problema social grave de ser resolvido. É o caso da gravidez na adolescência.
A gravidez precoce não é um problema exclusivo das meninas. Não se pode esquecer que embora os rapazes não possuam as condições biológicas necessárias para engravidar, um filho não é concebido por uma única pessoa. E se é à menina, que cabe a difícil missão de carregar no ventre, o filho, durante toda a gestação, de enfrentar as dificuldades e dores do parto e de amamentar o rebento após o nascimento, o rapaz não pode se eximir de sua parcela de responsabilidade. Por isso, quando uma adolescente engravida, não é apenas a sua vida que sofre mudanças. O pai, assim como as famílias de ambos também passam pelo difícil processo de adaptação a uma situação imprevista e inesperada.
A adolescência já é uma fase complexa da vida. Além dos hormônios, que nessa etapa afloram causando as mais diversas mudanças no adolescente, outros assuntos preocupam e permeiam as mentes dos jovens: escola, vestibular, profissão, etc.
Essa situação favoreceu o surgimento de uma geração cujos valores éticos e morais encontram-se desgastados. O excesso de informações e liberdade recebida por esses jovens os levam à banalização de assuntos como o sexo, por exemplo. Essa liberação sexual, acompanhada de certa falta de limite e responsabilidade é um dos motivos que favorecem a incidência de gravidez na adolescência.
Entre os método contraceptivo mais seguro esta a camisinha chegando a oferecer 90% de segurança em relação a gravidez. Além da gravidez previne também todo tipo de doença sexualmente transmissível. Além disso, pode ser utilizado tanto pelo parceiro (camisinha masculina) quanto pela parceira (camisinha feminina). Outra vantagem é que sua aquisição é fácil. Tanto pode ser adquirida gratuitamente nos postos de saúde como comprada a um preço módico em supermercados e farmácias. O único cuidado que deve ser tomado é o de observar se o produto tem o selo do Imetro e se está dentro da data de validade.
CEPESF 2° E
Alunos: Daniel Araújo, Jamille Lima, Lucas Felipe, Geislane Lima, Natiele santos, Natália Anjos
Yale Gabriel

Comentários

  1. -O texto não está justificado, nem está estruturado com um artigo, como foi pedido pelos professores.
    -Ter atenção com a escrita correta das palavras.

    -http://www.infoescola.com/sexualidade/gravidez-na-adolescencia/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vulgarização da sexualidade

A exploração da agropecuaria e seus efeitos na atmosfera